É um aço inoxidável temperavel à base de cromo que combina a grande a grande resistência ao desgaste das ligas de médio carbono com a excelente resistência a corrosão do aço inoxidável ao cromo. É um aço magnético e com grande resistência mecânica.
O aço inoxidável AISI 410 é uma liga metálica composta por ferro, cromo e carbono. É um material amplamente utilizado em diversas indústrias, incluindo automotiva, de construção, aeroespacial e médica, graças às suas excelentes propriedades mecânicas e resistência à corrosão.
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Uma das principais vantagens do aço inoxidável AISI 410 é a sua dureza e resistência ao desgaste. Essas propriedades tornam-no ideal para aplicações que exigem resistência a altas temperaturas e forças mecânicas, como válvulas, turbinas, engrenagens e ferramentas de corte. Além disso, a liga tem boa resistência à corrosão atmosférica, ácidos e álcalis diluídos.
Outra vantagem do aço inoxidável AISI 410 é a sua capacidade de ser tratado termicamente. Isso permite que o material seja endurecido e temperado para atingir diferentes níveis de dureza e resistência, dependendo da aplicação final. O processo de tratamento térmico também melhora a resistência à corrosão e à fadiga do material.
C | Mn | P | S | Si | Cr | Mo | Ni | V | Al | W |
0.08 – 0.15. | 1.00 | 0.040 Máx. | 0.030 Máx. | 1.00 | 11.50 – 13.50. | 0.75 |
No acabamento laminado (220 HB Max)
A têmpera é um tratamento térmico que tem como objetivo a obtenção de uma microestrutura que proporcione propriedades de dureza e resistência mecânica elevadas.
A peça a ser temperada é aquecida à temperatura especifica e em seguida é submetida a um resfriamento brusco, ocorrendo aumento de dureza.
Durante o resfriamento, a queda de temperatura promove transformações estruturais que acarretam o surgimento de tensões residuais internas.
Sempre após a têmpera, temos que realizar o revenimento, para aliviar as tensões internas do material.
O modo de uso do aço inoxidável AISI 410 varia de acordo com a aplicação. Na indústria automotiva, por exemplo, é comum o uso do material em componentes de motores, como hastes de válvula, pinos do pistão e bicos injetores. Na construção, é utilizado em parafusos, suportes de parede e barras de reforço.
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