UHMW

UHMW

ULTRA HIGH MOLECULAR WEIGHT OU POLIETILENO DE ULTRA ALTO PESO MOLECULAR

 

DESCRIÇÃO

É um material versátil, de alto desempenho, leve, resistente e de custo reduzido. Reúne propriedades físico-químicas únicas, substituindo diversos materiais de alto custo como teflon, bronze e alumínio. Seu peso molecular, é em torno de 20 vezes maior do que de resinas de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), resulta em altíssima resistência ao impacto, e baixo coeficiente de atrito, o que o torna um material auto-lubrificante com extrema resistência ao desgaste por abrasão, maior do que a maioria dos termoplásticos e superior aos materiais comumente utilizados na confecção de silos, containeres e equipamentos que sofrem muito desgaste quando estão em operação. Este plástico tem superado outros materiais em termo de desempenho para algumas aplicações, principalmente por suas variações e combinações com outros aditivos que melhoram suas características para aplicações especificas proporcionando maior durabilidade mesmo quando muito exigidas e podem substituir peças que precisem de reposição mais freqüente.

características principais

SUPER RESISTENTE AO DESGASTE ABRASÃO

Devido ao seu baixíssimo coeficiente de atrito, o desgaste por abrasão é mínimo, sendo seu uso indicado para componentes que exijam alta durabilidade ou que operem em ambientes agressivos, como mineração, usinas de açúcar e álcool, cerâmicas, ferroviária, entre muitos outros tipos de aplicações industriais.

ANTIADERENTE

Com seu baixíssimo coeficiente de atrito, é amplamente utilizado em revestimento de caçambas, silos e moegas, calhas e chutes, equipamentos industriais, vagões de transporte de minerais ou alimentos, etc. Nada fica grudado ao UHMW, facilitando a descarga e a limpeza rápida dos componentes revestidos. Consulte também a linha de revestimentos industriais EZ-Roll. Fácil e Rápido.

ATÓXICO

É ideal para uso em contato com alimentos, pois não absorve umidade na cadeia molecular, diferente de outros plásticos tóxicos como poliamídas (nylon), ou poliuretanos. Por este motivo, o UHMW é aprovado pelo FDA (EUA) e pelo USDA para uso de aplicações médicas e processamento de alimentos.

RESISTENTE AO IMPACTO

É extremamente resistente a impacto, devido à forma e ao grande comprimento da molécula. É utilizado em peças de impacto, batentes, buchas e encostos e também em guias de corrente e engrenagens, eliminando ruídos excessivos da linha de produção. Com o uso adequado do UHMW, seu equipamento fica silencioso e durável.

propriedades técnicas e aplicações

Com a tabela de propriedades é possível comparar o UHMW com outros plásticos de engenharia em diversas situações como densidade, tensão, elasticidade, dureza, resistência ao impacto, temperatura, condutividade entre outros.

Também comparado com polímeros que se destacam por alta resistência ao impacto e é utilizado em aplicações em que essa propriedade é requerida, mesmo em baixas temperaturas. Tal característica faz com que esse material seja utilizado na confecção de equipamentos de esportes de inverno (como esquis e snowboards), além de usos em câmaras frigoríficas e defensas marítimas.

No caso dos PEUAPMs, à medida que se aumenta o peso molecular, melhora-se a resistência ao desgaste por abrasão, ao passo que a resistência ao impacto é diminuída. Possui ainda baixo coeficiente de atrito estático e dinâmico. Aplicações industriais diversas (como acoplamentos, trilhos de máquinas, guia para correntes, isoladores de ruído, mancais, pistões, polias, rolamentos, roscas sem fim, silenciadores, apoios, batentes e válvulas) podem ser desenvolvidas com esse material.

tipos de uhmw

uhmw 1900

Material Standard sem aditivos utilizado na maioria das aplicações e mais facilmente encontrado. Cores: Branco e Verde. 

uhmw 1900/80 e 1900/87

Material aditivado com estabilizante térmico, o que permite menor degradação do material a temperaturas de pico com aumento da vida útil. Cor 1900/80: Azul. Cor 1900/87: Preto. 

uhmw 1900/875

Material aditivado com cargas minerais e estabilizantes térmico. Possui maior resistência ao desgaste e menor degradação do material a temperaturas de pico, muito utilizado na indústria do papel. Cor: Preto.

uhmw 88-2

Aditivado com silicone especial, o UHMW 88-2 possui baixíssimo coeficiente de atrito, o que o torna excelente para aplicações que requeiram maiores anti-aderência. Exemplo: Revestimentos de silos. Cor: Azul.

uhmw ast antiestático

Como o próprio nome já diz, não acumula energia estática evitando assim choques, explosões, incêndios e danos a chips eletrônicos. Indicado para laboratórios, fabricantes bélicos, envazadores de gases, fabricantes eletroeletrônicos. Cor: Preto.

uhmw ceram-p

Material aditivado com cargas especiais que lhe propiciam maior resistência ao desgaste. É um produto intermediário entre Cerâmica Sintetizada e outros tipos de UHMW na fabricação de tampas e réguas para caixa de sucção. Cores: Amarelo e Verde Claro.

revestimento em uhmw

É o material ideal para revestimento, pois garante vida útil do equipamento diminui paradas para manutenção, aumenta a produtividade industrial gerando maior lucratividade, segurança e durabilidade. O revestimento em UHMW evita aglomeração de materiais dentro dos silos permitindo escoamento rápido e contínuo proporcionando altos índices de produtividade. Após o revestimento de UHMW, o contato direto do material transportado com o silo é eliminado preservando a parte estrutural do equipamento e ocasionalmente repondo placas desgastadas de UHMW. Indicados para revestir Caçambas, Silos, Moegas, Chutes e também Tubos.

METODO DE FIXAÇÃO SUGERIDO

Weld Washer ou Solda por Arruela trata se de uma arruela metálica cônica encaixada em furo com rebaixo escareado, fixado pelo lado interno do silo sem a necessidade de furação através de solda elétrica ou oxigênio. Após a sua colocação são tampadas com plugues de de UHMW. Este método é mais eficiente que os outros garantindo também maior integridade do equipamento.