POLITETRAFLUORETILENO (PTFE)

POLITETRAFLUORETILENO (PTFE)

TAMBÉM CONHECIDO COMO: teflon, ALGOFLON, hostaflon, fluon e nitaflon

DESCRIÇÃO

É um produto que oferece uma excelente combinação de propriedades químicas, elétricas, mecânicas ou térmicas. Resiste praticamente à todos os produtos químicos nas condições de temperatura onde é estável, exceto à metais alcalinos fundidos e alguns compostos fluorados à altas temperaturas. Possui o mais baixo coeficiente de atrito de todos os sólidos conhecidos, sendo que os coeficientes estático e dinâmico são aproximadamente iguais e correspondem ao atrito de gelo sobre gelo. Possui inércia química maior que a de qualquer outro material conhecido, sua resistência térmica é superior a qualquer outra matéria orgânica. É um excelente isolante elétrico, não sofre fenômenos de envelhecimento, seja ao contato com ar ou qualquer outro produto. Não possui nem transmite odor e sabor aos corpos com os quais entra em contato. Praticamente nenhum outro material adere com firmeza às superfícies do PTFE, porém isto é possível através de tratamento químico para colagem. Pode ser aditivado com grafite, fibra de vidro, bronze e sulfato de molibdênio, melhorando algumas de suas propriedades mecânicas.

 

PROPRIEDADES

Propriedades

Unidade

Norma

Teflon

Resistência à tração

Kgf/cm2

 

ASTM D638

280

Tensão de ruptura

N/mm2

 

DIN 53455

32

Tensão de ruptura à compressão

Mpa

 

ASTM D695

 

Elongação na ruptura

%

 

ASTM D638

350

Esforço de tensão

Mpa

 

DIN 53455

60-85

Resistência ao impacto izod

J/m

 

ASTM D256

 

Dureza rockwell (shore d)

 

 

ASTM D2240

54

Coef. De fricção

 

 

0,05-0,08

Ponto de fusão

oC

 

DIN 53736

327

Resistência dielétrica

Volts/mil

 

ASTM D149-64

1500

Constante dielétrica à 100 hz

 

 

ASTM D150-64

210

Fator de dissipação à 10 hz

 

 

ASTM D150-64

0,0003

Rigidez dielétrica

KV/mm

 

IEC 60243-1

48

Resistência corrente de fuga

Estágio

 

DIN 53480

KA3c/KA3b

Resistência superficial

Ω

 

ASTM D257-61

1016

Resistividade volumétrica a 23ºC 50% rh

Ωcm

 

ASTM D257-61

1017

  • Resistência Química: É quimicamente inerte. Somente os metais alcalinos fundidos e o flúor (triflureto de cloro ou difluoreto de oxigênio) podem alterar sua estrutura físico-química.
  • Antiaderência: Devido a sua composição, nada adere a superfície, contudo quando se fizer necessário, pode-se através de um tratamento químico tornar sua superfície aderente proporcionando a colagem.
  • Mecânica: Possui o mais baixo coeficiente de atrito dentre todos os materiais sólidos. Não há diferença entre seu coeficiente de atrito estático a colagem.
  • Térmica: Tem alta resistência a temperatura, resiste a 260 C em trabalho contínuo, e por períodos limitados, suporta até 360 C com conseqüentes perdas de propriedades mecânicas.
  • Elétrica: As propriedades dielétricas são essencialmente constantes em todas as freqüências

 

APLICAÇÕES 

Amortecedor de vibrações, juntas lisas, gaxetas em V, retentores, esferas, anéis simples, de segmento, tripartidos, tangenciais, radiais, de guias e de haste, pás raspadoras, perfis, diafragmas, selo mecânico, camisa de válvulas, mancais, foles, vedações em flanges e válvulas em geral.

Observações

Pode ser adicionado de cargas minerais e metálicas visando elevar suas propriedades mecânicas

Fibra de vidro: Pode ser aditivado com 15% ou 25% de fibra de vidro, o que melhora sua resistência ao desgaste, menor deformação a carga, aumento da dureza, resiste a oxidação, porém é atacado por bases fortes.

Grafite: Diminui o coeficiente de fricção melhorando sua resistência ao desgaste em altas cargas e altas velocidades de contato. Aumenta a dureza e rigidez diminuindo o coeficiente de fricção, geralmente é incorporado com outras cargas.

Bronze: Aumenta a resistência a compressão e dureza, baixo desgaste e fricção, bastante utilizado em barramentos de maquinas operatrizes. Diminui a resistência química e o torna condutor elétrico.

COMERCIALIZAÇÃO

Pode ser fornecido em chapas, tarugos e barras ocas.

 

Trabalhamos também com PTFE Expandido.