Nylon e suas variações

NYLON E SUAS VARIAÇÕES

DESCRIÇÃO

Produzido a partir da POLIAMIDA 6 é um produto que tem como característica principal a resistência mecânica e ao impacto. Poliamidas (PA) são polímeros semi cristalinos.

É feita uma distinção entre dois tipos, poliamidas feitas de um material básico, por exemplo PA 6 e poliamidas, que são feitas de dois materiais básicos, por exemplo PA 66.

Poliamidas apresentam excelentes propriedades mecânicas, são particularmente rígidas e têm excelentes características de deslizamento e desgaste.

Propriedades variam de dureza e resistência do PA 66 e PA 6, até macios e flexíveis do PA 12. Dependendo do tipo, poliamidas absorvem quantidades diferentes de umidade, que também afetam as características mecânicas, assim como a precisão dimensional.

Quanto a produção de produtos semi acabados, é feita uma distinção entre os processos de extrusão e moldagem. O processo de fundição permite a produção de poliamidas com dimensões maiores e um maior grau de cristalinidade (resistência mecânica), resultando em menos tensão interna.

O processo de extrusão, entretanto, é um processo de produção mais econômico.

É mais comum do processo de extrusão e oferece uma combinação equilibrada de todas as características típicas deste grupo de materiais. Propriedades de amortecimento e resistência ao impacto do material merecem ser destacados, tanto quanto a alta tenacidade, mesmo em baixas temperaturas. Boa resistência à abrasão, especialmente contra o deslizamento em superfícies ásperas.

Comparado com os tipos de poliamida fundida (PA6G), tem maior absorção de umidade, é menos resistente ao desgaste e é um pouco menos estável dimensionalmente. Há também um limite para o tamanho dos produtos semi-acabados devido ao processo de fabricação nas poliamidas extrudadas.

  • Boa resistência mecânica
  • Alta resistência ao impacto
  • Boas características de amortecimento
  • Boas propriedades de deslizamento

 

São polímeros altamente cristalinos. Produtos semi-acabados ou peças fundidas são fabricados utilizando um método de fundição sem pressão, em que a matéria-prima caprolactama polimeriza por meio de uma reação química controlada.

Pela utilização de aditivos, como óleo, lubrificantes sólidos ou estabilizantes térmicos, as características típicas da poliamida fundida podem ser seletivamente ajustadas para certas aplicações, abrindo uma gama de materiais personalizados, adaptados para abranger uma maior quantidade de aplicações.

  • Praticamente livre de tensões internas
  • Alto grau de cristalinidade
  • Resistência à quebra em níveis elevados de dureza
  • Boa resistência a abrasão
  • Boas propriedades de amortecimento
  • Facilmente processados
  • Pode ser fabricado em uma diversidade de pesos e medidas