BRONZE TM-23 e TM-620

BRONZE TM-23 E TM-620

DESCRIÇÃO

Em se tratando de Bronze TM-23 e TM-620, a PLASTMETAL só trabalha com produtos direto da Termomecânica. Na hora de comprar, exija o timbre da fábrica! 

As ligas de bronze da Termomecânica são referência no mercado por sua qualidade, resistência e durabilidade, resultando em ótima relação custo/benefício para o cliente.

O estanho aumenta a resistência mecânica e a dureza das ligas de cobre. Ao utilizar o cobre como base e o estanho como elemento de liga, obtém-se uma liga metálica altamente resistente, denominada bronze, que tem grande resistência à corrosão e uma capacidade de acabamento que permite excelente polimento.

BRONZE TM23

O bronze TM 23, liga desenvolvida e patenteada pela Termomecanica que se tornou referência no mercado, apresenta boa resistência à corrosão, excelente qualidade antifricção, excelente usinabilidade, ótima conformabilidade para buchas e/ou mancais e elementos de desgaste controlado.

Esse material é empregado na fabricação de bombas d'água, corpos de válvulas, buchas, mancais, casquilhos, coroas, anéis, materiais hidráulicos e guarnições, elementos de acoplamento, placas de desgaste, mancais com alta velocidade e pressões elevadas, mancais para trem de laminação, trem de moendas, buchas para prensas, sapatas, encostos, casquilhos de deslize, elementos e/ou peças que requerem resistência à corrosão, engrenagens fundidas para locomotivas com moderada pressão nos flancos de dentes e situações em que a disponibilidade de lubrificação é pequena.

Químicas

Propriedades Físicas

Propriedades Mecânicas

Cu 70%

Densidade 9,03 g/cm3

Limite de resistência275 Mpa

Sn 4%

Condutibilidade Térmica0,17 cal/cmsºC

Limite de escoamento157 Mpa

Pb 20%

Condutibilidade Elétrica15,0% I.A.C.S

Alongamento23%

Zn 9%

Ponto Fusão940 ºC

Dureza75 Brinell

 

Expansão Térmica18,30%

Tempera M

-

BRONZE TM620

Esta liga apresenta maior dureza relativa em comparação ao bronze TM 23, além de boa usinabilidade, boa resistência à corrosão ligada à ação de água salina, boas propriedades para peças estruturais, boa soldabilidade e boa resistência ao impacto e absorção de energia.

Costuma ser utilizada na produção de anéis de pistões, válvulas de componentes, engrenagem e/ou buchas para cargas pesadas e baixas velocidades, além de ser aplicada também em conexões de vapor, juntas de expansão, parafusos, porcas, carcaças e rotores de bombas, anéis de vedação, componentes de condensadores, sede de haste, flanges e peças resistentes à pressão e à temperatura.