BRONZE SAE 68B (C95300)

BRONZE SAE 68B (C95300)

DESCRIÇÃO

As ligas de CuAl ou Bronze Alumínio são muito apreciadas por sua força e resistência a corrosão ao ser comparadas com outras ligas de bronze. São ligas com baixas taxas de corrosão no ar atmosférico e baixa reatividade a componentes sulfurosos. Também é resistente à água do mar devido a propriedades do Alumínio que reage com o oxigênio formando uma fina camada de Alumina (Óxido de Alumínio) que age como uma barreira de proteção em ligas ricas em Cobre.

Outra propriedade notável para o Bronze-Alumínio são os efeitos biostático. O Cobre previne a colonização por organismos marinhos incluindo algas e conseqüentemente pode ser preferido em relação ao Inox ou outras ligas não cuprosas em aplicações onde a colonização não é desejável.

A partir do Cobre, Alumínio e adição de Ferro resultou o Bronze SAE 68B, com características mecânicas elevadas e resistentes a agentes químicos, corrosão, choque e fadiga. Alta resistência combinado com certa ductibilidade, baixo coeficiente de fricção em relação ao Aço.

Têm excelente propriedade mecânica, suportam cargas extremamente altas à baixa velocidade com alta pressão; altamente resistente às vibrações, desgaste, corrosão e cavitação. Tratáveis termicamente.

São ligas que necessitam de boa lubrificação.

APLICAÇÃO

Mancais, Buchas, Coroas, engrenagens, Assento e Sede de Válvulas, Guias, Pinhões, Sapatas, Anéis, Peças para Agitadores e Ferramentas Anti-faiscantes.

PROPRIEDADES

Liga

Características Mecânicas

 SAE

ASTM-b

UNS

Dureza

Resistência

Alongamento

Escoamento

68B

148-9B

C95300

125 HB

45 Kg/mm2

15

17 Kg/mm2

Cu

Sn

Pb

Zn

Fe

Sb

Ni

P

Al

Mn

                   

86,0%

-

-

-

0,80%

-

-

-

9,0%

-

90,0%

-

-

-

1,5%

-

-

-

11,0%

-

.